Depoimentos

Clique aqui e envie seu depoimento.

Depoimento do Projeto: Rasgando Rótulos e Construindo a Igualdade

Amei o projeto, assim como todos, fiquei surpresa de ver que a nossa cidade não torna a vida dos PCDS acessíveis em absolutamente nada, nossas ruas não são adequadas, não temos pisos táteis, rampas nas calçadas, não entendemos a língua de sinais. Eu vi uma entrevista de uma moça chamada Rebeca, ela é cadeirante a mais de 20 anos, que diz: “Por muitos anos da minha vida, me senti inferior aos demais, passei 12 anos da minha vida estudando em uma escola que eu não conseguia ir ao banheiro sem a ajuda dos meus colegas e fui me privando aos poucos por conta de nada ser acessível para mim e eu sempre ter que depender de alguém até para subir em calçadas. ”

Eu achei legal que no final ela diz, "E você? Você tem o poder de mudar nosso mundo, nossa batalha não é pessoal é para todos e pode ser para você também."  A gente deveria fazer mais projetos assim, que estimulem nosso conhecimento e que nos incentivem a mudar o mundo. Nós precisamos nos colocar no lugar do outro.

O projeto foi incrível, conhecer e entender um pouco do que os PCDS passam e sentem todos os dias na vida deles, não teve explicação pra mim, eu nunca imaginei que era tão difícil as coisas para eles, eu amei!

Layra Ribeiro nº 69- Turma 1 2023

Depoimento do Projeto: Rasgando Rótulos e Construindo a Igualdade

O projeto tem o propósito de conscientizar os alunos sobre a necessidade da inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiências, que são impossibilitadas de viver em sociedade de forma segura e confortável. Através das adaptações nos ambientes e inclusão, gera o sentimento de pertencimento deles na sociedade, isso é algo que está em falta, já que eles se sentem excluídos.  

As apresentações foram bem explicativas, houve depoimentos sobre pessoas que passam por essa falta de acessibilidade no cotidiano, dessa forma, impactou os alunos e conscientizou sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiências.

Grazielle Caxias nº 43- Turma 1 2023

Depoimento do Projeto: Acolhimento & ação- proteção social

Gostaria de compartilhar o meu depoimento sobre o projeto Acolhimento & Ação- proteção social. Agradeço imensamente as educadoras que desempenham um trabalho excelente, pois pude perceber uma grande evolução na minha escrita, algo que havia desistido há anos. Além disso, devo mencionar que, graças a elas e a Entidade, meu interesse pelos estudos ampliou. Percebo que minha vida tomou um rumo melhor, não apenas por conta do projeto, mas também graças ao CAMP e os profissionais envolvidos.

Jeferson Silva nº 51- Turma 1 2023

Depoimento do Projeto: Acolhimento & ação- proteção social

O treinamento de caligrafia tem me ajudado bastante, eu percebi e as pessoas que convivem comigo também perceberam. Estou melhorando aos poucos, mas já percebi a evolução que estou tendo.

Júlia Tobias nº 59-  Turma 1 2023

Depoimento do Projeto: Guia da Comunidade

O Projeto guia da comunidade, consiste em disponibilizar as oportunidades de vagas para concursos públicos, sendo essas vagas em Santos, Praia Grande, São Paulo e diversos outros locais. Não perca a oportunidade de realizar um concurso acesse CAMP GUARUJA pelo Facebook e obtenha mais informações.

Kauê Santana nº 64- Turma 1 2023

 

Depoimento do Projeto: Guia da Comunidade

O projeto guia da comunidade é responsável por informar sobre vagas de trabalho nas proximidades e na nossa Baixada Santista, é possível ver as vagas tanto no Mural do CAMP quanto pelas redes sociais da entidade. Seu objetivo é falar sobre onde fica a vaga (cidade/região), qual área (Administrativa, servidor público, etc..), qual empresa, quanto receberá de remuneração/mês, onde se inscrever, faixa etária, quando ocorrerá o teste/concurso para a vaga e por último o resultado.  Esse projeto é importante para as pessoas que não possuem um "Norte" para procurar por uma oportunidade no Mercado de Trabalho, assim, ajudando a população Brasileira como um todo.

Samuel  nº 113- Tuma 1 2023

 

img-aluno.JPG

Depoimento do Projeto: Sacudindo o estresse

Antes de entrar no CAMP, minha vida era contrária do que é agora, as técnicas eu já conhecia, porém eu não dava importância, porque eu achava que era pura mentira, mas talvez era por isso que quando eu iria apresentar um trabalho na escola, eu ficava me tremendo de nervoso, então hoje conhecendo as técnicas melhor, eu vejo que estava completamente enganado, mas eu não me julgo, porque eu não tinha conhecimento do que eu estava falando. A técnica da Respiração Diafragmática vem me ajudando ao logo do curso. A técnica do Curtograma está me ajudando com aquelas coisas que não gostava de fazer, com ela entendi que nós precisamos fazer de tudo.

Luciano da Mata nº 78-  Turma 1 2023

 

Depoimento do Projeto: Sacudindo o estresse

No Projeto Sacudindo o Estresse, aprendemos técnicas de educação emocional e alguns alongamentos que podem nos ajudar a afastar o estresse do dia a dia. As técnicas de educação emocional incluem: Curtograma: onde aprendemos a separar coisas que fazemos no nosso dia a dia, e organizar o nosso tempo. Diário das emoções: Onde anotamos nossos sentimentos, pensamentos e ações que sentimos durante o dia, nos ajudando a organizar nossas emoções, sendo possível identificá-las e "controlá-las" de certa forma. Respiração diafragmática: É uma técnica de respiração, que melhora as vias respiratórias dos nossos pulmões e controla nossos batimentos cardíacos assim controlando nossa ansiedade e nervosismo, nos ajudando também no sono. Técnica do King Kong: Serve para massagear o nosso timo, que é uma glândula, que se estimulada ajuda nosso sistema imunológico. Para estimular, apenas temos que contar 3 dedos abaixo da clavícula e dar batidas não tão fortes nessa região. Nota do eu: Consiste em toda manhã acordarmos e irmos em frente ao espelho relatar como estamos nos sentimos, se estamos: muito bem, bem, mal ou muito mal. Assim nos ajudando a entender como nossos sentimentos funcionam, comparando-os aos dias anteriores. Também praticamos algumas atividades presencialmente, onde nos alongamos e fazemos algumas dessas práticas em conjunto. Ao colocar em prática este projeto me senti muito mais responsável em relação aos meus pensamentos, antes eu costumava a me comparar aos outros ou culpar os outros pelas minhas emoções e atitudes. Agora sinto que é muito mais fácil identificar e organizar meus sentimentos. Cada vez mais venho perdendo também minha ansiedade ao me apresentar para um grande público, este projeto realmente me ajudou muito.

Yasmin Freitas nº 129- Turma 1 2023

 

“Hoje às 15h00 encerrou o estágio do aprendiz João Henrique Inocêncio Caldas, é com grande prazer e satisfação que encaminhamos esta e-mail de agradecimento a todos os envolvidos (Aprendiz e Camp Guarujá).  Durante todo período de aprendizado este aprendiz se manteve muito respeitoso, comprometido e dedicado. Diante do exposto, gostaria que a entidade formadora parabenizasse o aprendiz João e notificasse seus responsáveis pelo seu comportamento e disciplina. Por outro lado, informamos que iremos nos empenhar ao máximo para contratá-lo para o quadro de funcionários da Administradora Jardim Acapulco Ltda.

Muito obrigado a todos professores e direção desta entidade por mais uma brilhante formação!”

Monitor da empresa Parceira

 

Fui da 1° turma de 2002, me coloco  a disposição do Camp Guarujá caso haja interesse em realizar um bate papo junto aos alunos.  O intuito é mostrar aos mesmos as várias possibilidades que o curso proporciona ao aluno e que o mesmo levará para vida toda.

Além da abordagem acima gostaria de mostrar com pequenos detalhes um pouco da área Retro Portuária que existe aqui na baixada santista. Sempre se houve falar muito dos terminais portuários onde as unidades embarcam, contudo existe uma demanda muito grande por parte dos armadores (donos dos contêineres) em relação a uma área única e exclusivamente dedicada ao reparo das unidades vazias para disponibiliza-las para exportação.

 

Gostaria de falar sobre esta área que atuo e que necessita de mão de obra especializada e não se encontra no mercado.

 

Novamente agradeço ao Campg por tudo que já fez e que tem feito aos nossos jovens.

Diego

 

“Quando vim até o CAMP fazer minha inscrição, fiquei muito feliz, pois era o que eu queria há muito tempo, desde 12 anos queria fazer parte do CAMP, cheguei aqui muito segura, pois quando quero algo eu corro atrás e conquisto, fiz a inscrição, fui pra casa, quando vi meu nome na lista de aprovados fiquei muito feliz, me dediquei para conseguir a matrícula na escola no período noturno, abdiquei de estudar com os amigos de infância para ir estudar no período noturno, corri atrás de ir comprar roupas de acordo com o padrão do regimento interno da entidade, não ouvi as pessoa que falaram que eu não iria conseguir, pois eu sabia o que eu queria, quando comecei a frequentar as aulas me dediquei muito para concluir as tarefas, para aprender tudo que era aplicado em aula, abri mão de sair fim de semana para fazer atividades, estudar e dar o meu melhor, pois era isso que queria.

 

Quando acabou o período do Programa IntegrAção, eu estava com o sentimento de 1ª parte concluída com sucesso, logo fui fazer entrevistas, nas três primeiras não passei mas não me frustrei, pois sabia que iria haver barreiras e que nem sempre é de primeira que passamos nos obstáculos da vida, na 4ª eu fui aprovada, coloquei a tão sonhada camisa de aprendiz, fiquei muito feliz pois era exatamente onde me encaixava, passei para o setor da recepção em uma empresa espetacular TEG – Terminal Exportador do Guarujá, no meu primeiro dia foi uma experiência maravilhosa, aprendi as coisas bem rápido, pois não tinha tempo a perder, conforme o tempo foi passando fui aprendendo tudo o que era necessário dentro do Arco Ocupacional Administração, auxiliei no setor de contas à pagar, na parte do arquivo morto, ajudei o estoque, na parte de formação de lote, mas o atendimento no setor de recepção foi o meu preferido, lá cada dia é uma novidade, cada dia pessoas novas entram e saem, cada dia uma experiência diferente e as pessoas que me rodeiam, são maravilhosas pessoas que me acolheram muito bem em toda minha Socioaprendizagem, com críticas construtivas e me mostrando sempre que todos somos iguais, minha supervisora ela é extraordinária, sempre me ajudando, dando dicas de como me portar e como devemos agir, ela foi essencial na minha Socioaprendizagem e na minha vida.

 

Quero agradecer ao CAMP, por ter me proporcionado uma oportunidade maravilhosa, por me receber como filha e com seus profissionais extraordinários me ensinarem a me portar em uma empresa, na escola, na rua e na vida, agradeço por cada orientação, cada apoio, auxílio e agradeço pela oportunidade e responsabilidade que a mim foi confiada em representar com apenas 15 anos o CAMP Guarujá em uma grande empresa ligada ao porto, por tão pouca idade ser inserida no mercado de trabalho e aprender coisas e ter experiências que nem todos adolescentes tiveram oportunidade de ter, eu dei o meu melhor e espero que tenham gostado, eu amei fazer parte do CAMP Guarujá, foi uma experiência única que vou guardar para o resto da minha vida e repassar quão maravilhoso foi. Eu pretendo de agora em diante continuar colocando em prática tudo o que vivi e aprendi no CAMP, na empresa e na vida nesses dois anos, fazer faculdade de Direito, me tornar uma delegada e exercer minha profissão com excelência. Missão Cumprida!”

Livia L. Reis

 

Quando entramos no CAMP Guarujá aprendemos muitos ensinamentos que irão nos ajudar a exercer as funções na empresa, porém não é somente isso que nos é ensinado, também aprendemos A FORMAÇÃO HUMANO PROFISSIONAL, isso é o grande diferencial que o CAMP tem que outros lugares não têm, pois foi graças ao CAMP que aprendi a manter a calma nas horas mais complicadas, a saber me colocar no lugar do outro, são esses e muitos outros ensinamentos que aprendemos quando estamos no Programa Integração. Então quando chegamos na Socioaprendizagem é aí que percebemos que todos conhecimentos que aprendemos é nos colocado em prova.

 

Ao decorrer da minha trajetória até este momento estou grato com tudo que me aconteceu! Consegui o que eu mais queria que era entrar no CAMP e pode trabalhar junto a uma equipe maravilhosa e com isso eu pude ajudar minha família também.

 

Portanto, com tudo que me aconteceu só tenho a agradecer por tudo, agradeço primeiramente a Deus por ter me proporcionado esta oportunidade, minha mãe por te motivado e ao CAMP... Uma coisa que tenho certeza é que quando tudo isso acabar irei sentir muita saudade de tudo e principalmente de todos que conheci neste setor maravilhoso que eu tive a oportunidade de trabalhar, mais como sabemos nada nessa vida é para sempre e tudo tem um fim, fico feliz por ter conquistado essa importante fase da minha vida.

Pedro Calixto Conrado

 

Agradeço a Deus primeiramente por ter me dado essa oportunidade e por ter me dado forças para nunca desistir, agradeço minha mãe, pois ela estava ao meu lado em todas as circunstâncias, e agradeço aos profissionais do CAMP Guarujá que nunca me deixaram desamparada, sempre estiveram presentes, dando todo auxílio.

 

Era um sonho fazer parte da entidade, e fico maravilhada por ter conseguido alcançar esse objetivo e feliz por ter chegado até aqui, não tenho palavras para descrever o quão realizada eu sou.

 

Esse ciclo está se fechando, e um novo irá se abrir, com ele novas oportunidades, aprendizados e experiências. Vou sempre lembrar do CAMP com muito amor, pois foi a melhor escolha que eu já fiz, me ajudou em todas as áreas da minha vida, tanto emocional quanto profissional.

 

Sou muito grata, obrigada.

Kemilly Lawane da Silva Souza

 

Meu nome é Josefa e tenho 3 filhas: Islany, Gislany e Yasmin. A Islany entrou no CAMP em 2003 fez a formação, foi encaminhada para empresa Cargill, foi contratada e hoje continua empregada na empresa TGG como gerente administrativa financeira. Eu agradeço a Deus, ao CAMP e o esforço da minha filha, que se empenhou para chegar onde está hoje.

 

Hoje estou trazendo a Yasmin para ingressar no CAMP, em outros tempos, porém com a mesma formação de caráter e educação que começa dentro da nossa casa.

 

Agradeço a Deus, ao Sr. Orlando e toda equipe de formação dessa instituição que faz a diferença na vida de todos os jovens que não tem condições de se preparar para a vida e para o Mercado de Trabalho.

Sra. Josefa G. Sous

“Gostaria de parabenizar o CAMP Guarujá pelo excelente processo de ensino e preparação de todos para o mercado de trabalho”.

Sra. Kátia Ferrarri – Parceira Ocean Network Express (Latin America) Agência Marítima Ltda