Programa Integração I e II

"CONSTRUINDO O CIDADÃO PARA O MUNDO DO TRABALHO"

 

 

As famílias procuram a entidade em busca de um futuro melhor, de ajuda para compreender a adolescência e interagir com seus filhos, sabendo que ao ingressar no CAMP Guarujá terão, além do diferencial da Formação Humana e para o Mundo do Trabalho, a possibilidade de uma vaga na condição de Aprendiz e mais chances de permanência no Mundo do Trabalho, após a conclusão da Socioaprendizagem. Esse é o atrativo que os impulsiona e se transforma na principal ferramenta para o desenvolvimento do Programa.

 

Composto por etapas sucessivas e intercaladas, o Programa adota a Teoria Cognitivo-Comportamental de Aaron Beck e considera os referenciais de Edgar Morin, Daniel Goleman, Phillippe Perrenoud e Nilson Machado, entre outros que caracterizam um modelo de ciência que luta pela formação do cidadão integral, que será o profissional do futuro.

 

A proposta do Programa Integração é contribuir para que se estabeleça uma educação ao longo de toda a vida, preconizada pelo relatório da comissão internacional para a UNESCO, sobre a educação para o século XXI: “Educação, um tesouro a descobrir” e a Lei de Diretrizes e Bases, ambos de 1996, que apontam como elemento central, a construção da cidadania em função dos processos sociais que se modificam e uma educação que deve, como descreve o relatório, “tirar proveito de todas as oportunidades oferecidas pela sociedade”, propondo os quatro pilares para a educação no século XXI – Aprender a Conhecer, a Fazer, a Conviver e a Ser, competências fundamentais para uma autonomia responsável, que vêm ao encontro dos propósitos do CAMP Guarujá.

 

Considerando a realidade social das famílias e a vulnerabilidade a qual estão expostos os adolescentes, percebendo-se um perfil paradoxalmente inverso à cidadania e às exigências do Mundo do Trabalho, sabendo-se que nessas condições, o exercício do direito à profissionalização é dificultado e que o adolescente em vulnerabilidade perde espaço para aqueles que, em geral, tiveram melhores oportunidades, o Programa foi desenvolvido nos termos da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), orientações do Ministério da Cidadania – Secretaria Especial do Desenvolvimento Social para o reordenamento dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, demais deliberações do Conselho de Assistência Social e orientações do Ministério da Economia – Secretaria do Trabalho para promover formação integral, capacitação e qualificação para o Mundo do Trabalho e acreditando que assim os adolescentes terão oportunidades mais igualitárias.

 

São propostas do Programa a discussão de deveres e direitos, aqui posto nessa ordem por acreditarmos que a consciência de seus deveres dá ao cidadão o devido empoderamento para conquistar seus direitos de forma positiva, valorizando a empatia e os direitos de todos. Assim, a construção do cidadão protagonista e ético, os cuidados preventivos de saúde física, mental e a qualidade de vida de modo geral, bem como a construção da personalidade, a adolescência e assuntos que a permeiam, o treino de habilidades interpessoais, habilidades Socioemocionais, tais como resolução de problemas e resiliência, autoestima, o desejo de aprender continuamente, transformar ou adaptar o conhecimento, criar e testar novas ideias e fazeres são importantes eixos do Programa.

Paralelamente, o Mundo do Trabalho, suas demandas, legislações pertinentes são contextualizados enquanto se desenvolvem competências para Rotinas e Serviços Administrativos nas funções de Arquivista, Almoxarife, Auxiliar e Assistente Administrativo, Auxiliar de Escritório, Auxiliar de Pessoal, Recepcionista e Office-boy/Office-Girl ou outros cursos que sejam cadastrados pelo CAMP Guarujá, nos quais os usuários alcançam articulada e progressivamente, um perfil compatível com as exigências do Mundo do Trabalho, tornando exequível a construção de novas oportunidades, ideais e o seu desenvolvimento integral, empoderados para a superação de suas vulnerabilidades.

 

Os adolescentes são incentivados a compartilhar saberes e habilidades adquiridas, o que é reforçado pelos Projetos Complementares, que também acolhem e valorizam a família e a comunidade, informam direitos, resgatam suas potencialidades e reconstroem suas histórias, facilitando a relação intergeracional, familiar e social.

 

Somente após passar por esse processo, considerados aptos, podem confirmar a adesão ao Programa Integração – Etapa II.

No total o Programa pode durar de 150h até 400h, e posteriormente, numa outra etapa do Serviço, confirmar seu ingresso no Programa Aprendiz Integral – Socioaprendizagem Profissional, registrado no ME (Ministério da Economia – Secretaria do Trabalho), com registro em carteira e demais direitos regidos pela Lei 10.097/2000, quando continuarão a ter atividades teóricas e práticas, de modo concomitante e remunerados, por cerca de 15 meses, quando recebem a CERTIFICAÇÃO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL, de validade Nacional.

Programa Aprendiz Integral

"INTEGRAÇÃO AO MUNDO DO TRABALHO POR MEIO DA SOCIOAPRENDIZAGEM PROFISSIONAL"

 

 

O Programa é orientado pela Lei de Aprendizagem Profissional – Lei 10.097/2000 e demais legislações reguladoras, conta com a parceria de profissionais liberais, empresas privadas e governamentais e prevê a participação do adolescente e jovem a partir da formalização da integração ao Mundo do Trabalho na condição de aprendiz. Iniciar nesse Programa indica que uma empresa parceira avaliou positivamente suas habilidades e o acolheu, responsabilizando-se a participar da construção do cidadão e do bom Profissional do futuro. 

 

O Curso Aprendiz Integral – Administração contempla as funções de Arquivista/Arquivador (4151-05); Almoxarife (4141-05); Auxiliar de Escritório/Administrativo (4110-05) e Contínuo/Office-boy/Office-girl (4122-05) e o Curso Aprendiz Integral – Serviços Administrativos* contempla as funções de Auxiliar de Escritório (4110-05); Assistente Administrativo (4110-10); Auxiliar de pessoal (4110-30); Auxiliar de Almoxarifado (4141-05) e Recepcionista (4221-05).

 

O CAMP Guarujá é aprovado como qualificadora de programas de aprendizagem conforme publicado no Cadastro Nacional de Aprendizagem Profissional – CNAP e estamos em estudo, preparando o cadastro de um novo curso no Arco Ocupacional de Vendas – Curso Aprendiz Integral – Vendas, que contempla as funções de Assistente de Vendas (3541-25); Vendedor em Comércio Varejista (5211-10); Agente de Vendas de Serviços (3541-20) e Design de Vitrines (3751-10).

Os Programas são desenvolvidos na modalidade de Arco Ocupacional, com 1.840 horas, sendo 552 horas destinadas às atividades teóricas básicas e específicas e 1.288 horas de atividades práticas, que são planejadas e aplicadas solidária e concomitantemente entre o CAMP e a empresa parceira. As atividades teóricas devido à Pandemia e decretado estado de Calamidade Pública, estão sendo implementadas via remota, utilizando a Plataforma Microsoft TEAMS, temos a expectativa de seguir esse novo formato no decorrer do ano de 2021, enquanto necessário ou de forma híbrida.

 

A totalização dos Programas pode corresponder a 15 meses de 6h/dia ou 23 meses de 4h/dia, conforme definido no contrato de Socioaprendizagem. 

 

Todos os aprendizes recebem um salário mínimo integral ou salário mínimo hora (a critério da empresa parceira), 13º salário, férias e vale transporte, mas outros benefícios podem ser disponibilizados pelas empresas contratantes.

Os Programas iniciam pela aplicação de uma carga horária teórica inicial e as demais: básicas, específicas e práticas, são aplicadas concomitantes até termo do contrato, conforme Matriz, propiciando saberes práticos, uma visão global do ramo e formação técnico-profissional.

 

Usando modelação, o responsável pelo acompanhamento na atividade prática demonstra a competência e o aprendiz o copia até absorver o novo conhecimento. A cada experimentação é corrigido, aponta-se aquisições e pontos a desenvolver. Se necessário o CAMP oferta reforço e orientação.

 

No SCFV, os usuários têm apoio psicossocial, projetos complementares, aprimoramento, protagonismo social, apoio à escola, para seu desenvolvimento global, autonomia e ampliação de sua rede social, além de um Trabalho de Conclusão da Socioaprendizagem – TCS, que integra as ações e amplia a troca de experiências entre jovens de diferentes empresas.

Mais do que a oportunidade de Socioaprendizagem em uma empresa parceira, valoriza-se o conhecimento que o aprendiz adquire acerca do Mundo do Trabalho e a continuidade de sua Formação Humana e de apoio psicossocial e ao término do contrato, o jovem recebe o Certificado de Qualificação Profissional, com validade em todo território Nacional.

 

O engajamento das empresas ao Programa é um reconhecimento da importância do Serviço e a consciência da importância do papel enquanto parceiras, para a quebra do círculo vicioso – Trabalho Infantil/pobreza/falta de qualificação. Juntas, entidade e empresa parceira, oferecemos ao jovem maior oportunidade de permanência no Mundo de Trabalho e a garantia do seu direito à profissionalização, que gera ascensão social.

Ratifica-se então, que o trabalho foi o atrativo instrumento para promover sua Formação Integral e transformar a sua realidade.