Programa Integração I e II

"CONSTRUINDO O CIDADÃO PARA O MUNDO DO TRABALHO"

 

 

As famílias procuram a entidade em busca de um futuro melhor, de ajuda para compreender a adolescência e interagir com seus filhos, sabendo que ao ingressar no CAMP Guarujá terão, além do diferencial da Formação Humana e para o Mundo do Trabalho, a possibilidade de uma vaga na condição de Aprendiz e mais chances de permanência no Mundo do Trabalho, após a conclusão da Socioaprendizagem. Esse é o atrativo que os impulsiona e se transforma na principal ferramenta para o desenvolvimento do Programa.

 

Composto por etapas sucessivas e intercaladas, o Programa adota a Teoria Cognitivo-Comportamental de Aaron Beck e considera os referenciais de Edgar Morin, Daniel Goleman, Phillippe Perrenoud e Nilson Machado, entre outros que caracterizam um modelo de ciência que luta pela formação do cidadão integral, que será o profissional do futuro.

 

A proposta do Programa Integração é contribuir para que se estabeleça uma educação ao longo de toda a vida, preconizada pelo relatório da comissão internacional para a UNESCO, sobre a educação para o século XXI: “Educação, um tesouro a descobrir” e a Lei de Diretrizes e Bases, ambos de 1996, que apontam como elemento central, a construção da cidadania em função dos processos sociais que se modificam e uma educação que deve, como descreve o relatório, “tirar proveito de todas as oportunidades oferecidas pela sociedade”, propondo os quatro pilares para a educação no século XXI – Aprender a Conhecer, a Fazer, a Conviver e a Ser, competências fundamentais para uma autonomia responsável, que vêm ao encontro dos propósitos do CAMP Guarujá.

 

Considerando a realidade social das famílias e a vulnerabilidade a qual estão expostos os adolescentes, percebendo-se um perfil paradoxalmente inverso à cidadania e às exigências do Mundo do Trabalho, sabendo-se que nessas condições, o exercício do direito à profissionalização é dificultado e que o adolescente em vulnerabilidade perde espaço para aqueles que, em geral, tiveram melhores oportunidades, o Programa foi desenvolvido nos termos da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), orientações do Ministério da Cidadania – Secretaria Especial do Desenvolvimento Social para o reordenamento dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, demais deliberações do Conselho de Assistência Social e orientações do Ministério da Economia – Secretaria do Trabalho para promover formação integral, capacitação e qualificação para o Mundo do Trabalho e acreditando que assim os adolescentes terão oportunidades mais igualitárias.

 

São propostas do Programa a discussão de deveres e direitos, aqui posto nessa ordem por acreditarmos que a consciência de seus deveres dá ao cidadão o devido empoderamento para conquistar seus direitos de forma positiva, valorizando a empatia e os direitos de todos. Assim, a construção do cidadão protagonista e ético, os cuidados preventivos de saúde física, mental e a qualidade de vida de modo geral, bem como a construção da personalidade, a adolescência e assuntos que a permeiam, o treino de habilidades interpessoais, habilidades Socioemocionais, tais como resolução de problemas e resiliência, autoestima, o desejo de aprender continuamente, transformar ou adaptar o conhecimento, criar e testar novas ideias e fazeres são importantes eixos do Programa.

Paralelamente, o Mundo do Trabalho, suas demandas, legislações pertinentes são contextualizados enquanto se desenvolvem competências para Rotinas e Serviços Administrativos nas funções de Arquivista, Almoxarife, Auxiliar e Assistente Administrativo, Auxiliar de Escritório, Auxiliar de Pessoal, Recepcionista e Office-boy/Office-Girl ou outros cursos que sejam cadastrados pelo CAMP Guarujá, nos quais os usuários alcançam articulada e progressivamente, um perfil compatível com as exigências do Mundo do Trabalho, tornando exequível a construção de novas oportunidades, ideais e o seu desenvolvimento integral, empoderados para a superação de suas vulnerabilidades.

 

Os adolescentes são incentivados a compartilhar saberes e habilidades adquiridas, o que é reforçado pelos Projetos Complementares, que também acolhem e valorizam a família e a comunidade, informam direitos, resgatam suas potencialidades e reconstroem suas histórias, facilitando a relação intergeracional, familiar e social.

 

Somente após passar por esse processo, considerados aptos, podem confirmar a adesão ao Programa Integração – Etapa II.

No total o Programa pode durar de 150h até 400h, e posteriormente, numa outra etapa do Serviço, confirmar seu ingresso no Programa Aprendiz Integral – Socioaprendizagem Profissional, registrado no ME (Ministério da Economia – Secretaria do Trabalho), com registro em carteira e demais direitos regidos pela Lei 10.097/2000, quando continuarão a ter atividades teóricas e práticas, de modo concomitante e remunerados, por cerca de 15 meses, quando recebem a CERTIFICAÇÃO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL, de validade Nacional.