Programa Aprendiz Integral

"INTEGRAÇÃO AO MUNDO DO TRABALHO POR MEIO DA SOCIOAPRENDIZAGEM PROFISSIONAL"

 

O Programa é orientado pela Lei de Aprendizagem Profissional – Lei 10.097/2000 e demais legislações reguladoras, conta com a parceria de profissionais liberais, empresas privadas e governamentais e prevê a participação do adolescente a partir da formalização da integração ao Mundo do trabalho na condição de Aprendiz. Iniciar nesse Programa indica que uma empresa parceira avaliou positivamente suas habilidades e o acolheu, responsabilizando-se a participar da construção do cidadão e do bom Profissional do futuro.  

 

Todos os aprendizes têm registro em carteira e assinatura de contrato de Socioaprendizagem por 15 meses (prazo regido pelo registro no MTPS), recebem um salário mínimo integral ou salário mínimo hora (a critério da empresa parceira), 13º salário, férias e vale transporte, mas outros benefícios podem ser disponibilizados pelas empresas contratantes.

 

As atividades teóricas e práticas são aplicadas concomitantemente e o CAMP GUARUJÁ e a Parceira são solidárias nessa aplicação, somando 30h/semanais, 6 horas por dia, nas quais o adolescente é orientado, pela entidade e por supervisores indicados pela empresa, em cada conteúdo, a partir das tarefas mais simples para as mais complexas, respeitando-se sua condição de aprendiz.

 

Mais do que a oportunidade de Socioaprendizagem em uma empresa parceira, valoriza-se o conhecimento que o aprendiz adquire acerca do Mundo do Trabalho e a continuidade de sua Formação Humana e de apoio psicossocial. O engajamento das empresas ao Programa, é um reconhecimento da importância do Serviço e, consequentemente, de seu papel enquanto parceiras, para a quebra do círculo vicioso – Trabalho Infantil/pobreza/falta de qualificação.

 

O Programa abre uma oportunidade de permanência no Mundo do Trabalho, garantindo o seu direito à profissionalização e sua ascensão social.

 

Após o término do contrato, o adolescente recebe o Certificado de Qualificação Profissional com validade em todo território Nacional. Ratifica-se então, que o trabalho foi o atrativo instrumento para implementar sua Formação Integral e transformar a sua realidade.