O CAMP Guarujá

            O CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL CAMP GUARUJÁ, também designado pela sigla CAMP GUARUJÁ, constituído em 28 de abril de 1968, é uma associação de direito privado, de fins não econômico-lucrativos, entidade de assistência social e utilidade pública nas esferas Municipal, Estadual e Federal, com sede no Município e Comarca de Guarujá, Estado de São Paulo.

MISSÃO

Promover, defender e garantir os direitos dos adolescentes, jovens e pessoas com deficiência, ofertando-lhes proteção social e integração ao mundo do trabalho, na perspectiva de seu desenvolvimento pleno, autonomia e dignidade no exercício da cidadania.

 

 

VISÃO

Ser reconhecido por toda a sociedade como referência em ações socioassistenciais de proteção social e integração ao mundo do trabalho.

 

 

VALORES

Ética e Solidariedade | Integridade | Disciplina, Educação e Assertividade | Entusiasmo | Autonomia Responsável | Transparência.

LEMA-2.png

Valores e Princípios

O compromisso e o respeito aos usuários, colaboradores e parceiros e a promoção dos direitos humanos, princípios e valores de cidadania e profissionalismo, entre eles:

 

  • Ética e Solidariedade: Não é possível ser um Cidadão, na verdadeira acepção da palavra, sem ética. Portanto, mesmo que queira e possa fazer algo, significa refletir se “deve” e agir pensando no bem-estar geral, sendo tolerante com a diversidade e a visão de terceiros, mesmo quando não vê vantagens pessoais. O individualismo não encontra ressonância no perfil do profissional do futuro.

 

  • Integridade: Para ser íntegro é preciso ser leal aos seus compromissos, responsável e honesto (sendo assertivo) e capaz de assumir sua posição pautada no compromisso assumido, ainda que momentaneamente não lhe pareça vantajoso respeitá-lo.

 

  • Disciplina, Educação e Assertividade: Aprender a respeitar regras, horários, pessoas e ideias alheias e a negociá-las com assertividade são elementos essenciais para formar parcerias, conquistar pessoas, vender ideias e praticar o protagonismo para transformar a realidade, viver e trabalhar em harmonia.

 

  • Entusiasmo: É o espírito de inovação e atualização – uma busca contínua com iniciativa, disposição e prontidão para agir e lutar por seus ideais.

 

  • Autonomia Responsável: É a autorregulação que Perrenoud (1999:96) conceituou como a capacidade de o sujeito gerenciar seus próprios projetos, progressos e estratégias frente a tarefas e obstáculos, gerando atualização constante e uma autonomia progressiva e responsável.

 

  • Transparência: É o que conduz a entidade à confiabilidade e credibilidade - o trabalho do CAMP GUARUJÁ é aberto, as regras são claras e o financeiro declarado.

 

Objetivo Geral

Desenvolver Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, prioritariamente, para adolescentes e jovens em vulnerabilidade e/ou risco pessoal e social, defender e garantir seus direitos fundamentais com ações socioassistenciais de desenvolvimento integral à família e à comunidade, na perspectiva da construção de novos conhecimentos, convivência familiar e comunitária e formação humano-profissional para o exercício pleno da cidadania e combate ao trabalho infantil por meio da Socioaprendizagem.

 

Objetivo Específico

  1. Priorizar o ingresso de adolescentes e jovens em vulnerabilidade e/ou risco pessoal e/ou social;
  2. Aplicar e avaliar continuamente as atividades teórico-práticas dos Programas e Projetos do Serviço;
  3. Realizar ações de desenvolvimento integral dos usuários e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários;
  4. Acolher e proporcionar treinamento aos colaboradores e disponibilizar apoio e orientação às suas demandas;
  5. Realizar ações de apoio aos egressos do Serviço;
  6. Manter a qualidade do Serviço e uma estrutura administrativa transparente e atraente para novos investidores.

 

 

Ementa

Os Programas e Projetos Valorizam o reconhecimento das potencialidades do usuário, informam a eles e à comunidade, seus direitos e deveres e por meio de técnicas Cognitivo- comportamentais discutem a formação da personalidade, o resgate e reconstrução de sua história, a adolescência e assuntos que a permeiam, facilitando a relação intergeracional, familiar e social. Informam, respeitam e estimulam cuidados preventivos de Saúde Física, Mental e de Qualidade de Vida de modo geral, promovendo também, por meio de vivências, a construção do cidadão protagonista e ético, a melhoria da autoestima, resiliência e a construção de ideais exequíveis para o seu desenvolvimento Integral e autonomia responsável.

 

Paralelamente, contextualizam o Mercado de Trabalho, suas demandas e Legislações pertinentes, estimulando o desenvolvimento de habilidades e competências para Rotinas Administrativas no arco ocupacional Administração, CBO’s: Arquivista; Almoxarife; Auxiliar administrativo; Office-boy/Office-Girl* (*atividades com restrições para menores de 18 anos) e pessoais de forma articulada e progressiva, propiciando o desenvolvimento de um perfil compatível com as exigências do Mundo do Trabalho, o que favorece sua Integração e permanência após a Socioaprendizagem e avanço acadêmico para a superação de suas vulnerabilidades, disponibilizando acompanhamento e apoio ao jovem e a família, mesmo após o término do programa e/ou projetos que participaram, proporcionando proteção social e prevenção primária à violência, às drogas e demais mazelas da sociedade.

Programa Integração

"CONSTRUINDO O CIDADÃO PARA O MUNDO DO TRABALHO"

O Programa Integração  pretende contribuir para que se  estabeleça uma educação ao longo de toda a vida, preconizada pelo relatório da comissão internacional para a UNESCO, sobre a educação para o século XXI: “Educação, um tesouro a descobrir” e a Lei de Diretrizes e Bases, ambos de 1996, que apontam como elemento central, a construção da cidadania em função dos processos sociais que se modificam e uma educação que deve, como descreve o relatório, “tirar proveito de todas as oportunidades oferecidas pela sociedade”,  propondo os quatro pilares para a educação no século XXI – Aprender a Conhecer, a Fazer,  a Conviver e a Ser, competências fundamentais para uma autonomia responsável, que vêm ao encontro dos propósitos do CAMP Guarujá para promover formação integral, além da capacitação e qualificação para o Mundo do Trabalho e dar aos adolescentes, de forma articulada e progressiva, um perfil compatível com as exigências do Mundo do Trabalho, oportunidades mais igualitárias, tornando exequível a construção de novas oportunidades, ideais e o seu desenvolvimento integral, para a superação de suas vulnerabilidades.

Programa Aprendiz Integral

"INTEGRAÇÃO AO MUNDO DO TRABALHO POR MEIO DA SOCIOAPRENDIZAGEM PROFISSIONAL"

 

Política Pública Federal de inclusão ao Mundo do Trabalho, o Programa é certificado pelo Ministério do Trabalho e Emprego – Lei de Aprendizagem Profissional – 10.097/2000, e demais legislações reguladoras, conta com a parceria de profissionais liberais, empresas privadas e governamentais e prevê a integração do adolescente e jovem ao Mundo do Trabalho na condição de Aprendiz, com matrícula no Programa Aprendiz Integral e registro em Carteira de Trabalho.

 

 

Em parceria com o GERAR o CAMP Guarujá possui os seguintes cursos autorizados junto ao Ministério do Trabalho e Emprego – MTE:

 

  • Curso Aprendiz - Serviços Administrativos;
  • Curso Aprendiz - Comércio Atacado e Varejo;
  • Curso Aprendiz - Desenvolvimento Full Stack;
  • Curso Aprendiz - Logística I;
  • Curso Aprendiz - Logística;
  • Curso Aprendiz - Saúde;
  • Curso Aprendiz - Alimentação;
  • Curso Aprendiz - Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo.

 

Os cursos cadastrados instrumentalizam o aprendiz para atuar nas diversas possibilidades de área de atuação.

Nas atividades teóricas, por meio da metodologia “Jornada do Aprendiz”, os conteúdos são estruturados em Mapas da Jornada, divididos em Módulo Básico e o Módulo Específico, levando em consideração as orientações da Portaria MTE 3.872/2023. A metodologia tem como primazia o desenvolvimento das habilidades como resiliência, autoconhecimento, competências sociais e criatividade.

Com o desenvolvimento das atividades teóricas e práticas, o adolescente/jovem relaciona teoria e prática, compreende a constituição da empresa, seus setores, forma de relacionamento profissional e o caminho a percorrer para buscar uma futura efetivação ou recolocação para a permanência no mundo do trabalho. As atividades regulares e Projetos Complementares, enriquecem a grade do Programa Aprendiz Integral e ampliam o conhecimento, articulando teoria e prática e fortalecendo o protagonismo social e a cidadania.

Juntas, entidade, família e empresa parceira, oferecem ao jovem maior oportunidade de permanência no Mundo do Trabalho e a garantia do seu direito à profissionalização na função em que ativou seu contrato, isso gera ascensão social, por isso a parceria das empresas e a participação da família é um reconhecimento da importância dos serviços oferecidos pela entidade para a quebra do círculo vicioso – Trabalho Infantil/pobreza/falta de qualificação.

Projetos Complementares

UMA PASSAGEM PELO AMANHÃ: Estudo do estatuto da pessoa idosa, desconstruindo tabus e construindo o respeito à sabedoria da pessoa idosa e, posteriormente, visita a casas de repouso, convidando familiares para a prestação de pequenos serviços voluntários de manutenção e cuidados pessoais.

 

HAPPY DAY: DESCOBRINDO A MAGIA DA ARTE: Tendo por objetivo, promover acesso à cultura e enriquecê-la, incentivando o hábito prazeroso da leitura e admiração da arte, as ações se baseiam em filmes e/ou livros de clássicos da literatura e em biografias de renomados artistas, apresentação de trabalhos, sorteios de ingressos ou descontos para sessões nas salas de projeção da cidade, para espetáculos de dança, teatro ou outros eventos que promovam o lazer, a cultura e o fortalecimento dos laços entre a entidade, a família e comunidade.

 

EMOÇÕES EM MOVIMENTO: Oficina de Educação Emocional e habilidades socioemocionais, rodas de conversas e atividades de convivência e fortalecimento de vínculos, arteterapia, respiração e relaxamento com grupos. Trabalha a autoconsciência, ajudando os participantes a reconhecerem e entenderem suas próprias emoções, e o desenvolvimento da inteligência emocional, ensinando a lidar com o estresse e as dificuldades cotidianas. São abordados temas como autoestima, resiliência, e técnicas de resolução de conflitos, fundamentais para o equilíbrio emocional e a convivência saudável. O projeto também foca na promoção da qualidade de vida, incentivando hábitos saudáveis e promovendo o bem-estar integral.

Reflexão sobre cidadania, onde se discute direitos e deveres, e se estimula o protagonismo social dos participantes. Busca-se formar cidadãos mais conscientes e ativos em suas comunidades, capazes de tomar decisões responsáveis e de contribuir positivamente para a sociedade.

 

GERAÇÃO DE RENDA: Oficinas de geração de renda em artesanato, culinária e outras que possam capacitar a família e pessoas da comunidade para atividades que possibilitem ampliar a renda familiar e/ou incentivar o empreendedorismo.

 

RECICLA-AÇÃO: Os adolescentes/jovens e familiares, apoiados pela equipe, desenvolvem e promovem práticas que reduzem o desperdício, incentivam a reutilização e reciclagem de materiais, e conscientizam sobre o papel do cidadão na preservação do equilíbrio ambiental. Com isso, adquirem a convicção de que suas ações estão contribuindo para a preservação do meio ambiente, adotando atitudes ambientalmente e socialmente responsáveis. Por meio de medidas simples e práticas, buscam enfrentar os desafios relacionados ao lixo, que impactam tanto a degradação da natureza quanto a qualidade de vida humana.

 

 

APRENDIZ BOMBEIRO: Palestra e oficina de primeiros socorros, saúde e segurança no trabalho e no lar, ensina a combater princípios de incêndios e bom uso e segurança nos rios e mares, desenvolve nos adolescentes/jovens a percepção de riscos, agrega valores de uma cultura preventiva e proporciona mudanças comportamentais, tornando-os multiplicadores de informações na família, na Socioaprendizagem e na comunidade. 

 

ESCOLHA SAUDÁVEL: Avaliação nutricional e promoção da reeducação alimentar, instruindo e orientando os usuários a melhorar sua qualidade de vida, prevenindo possíveis problemas de saúde e criando grupos de monitoramento para corrigir eventuais desvios identificados, orientação familiar e apoio psicológico, quando necessário.

 

CURTIR SIM, SURPRESINHAS NÃO!:  Oficinas de Sexualidade e Prevenção às IST’s/AIDS e Gravidez precoce na Adolescência e distribuição gratuita e permanente de preservativos.

 

 

TECLAR E TRABALHAR, É SÓ COMEÇAR: Projeto de apoio, fortalecimento de vínculos e capacitação à comunidade e familiares dos usuários, oferecendo maiores chances de concorrerem à uma vaga de emprego, inclusive de forma remota. Ensina o uso de recursos tecnológicos, redes e mídias  sociais, orientações gerais sobre o Mercado e o Mundo do Trabalho, planejamento pessoal e educação financeira, comunicação oral e escrita; comportamento, orientações para entrevistas de emprego e confecção e impressão de currículo personalizado.

 

SONHO & AÇÃO PROFISSIONAL: O projeto propõe uma abordagem integrada por meio de dinâmicas, palestras, pesquisas e análises do universo acadêmico, facilitando o processo de escolha profissional. A iniciativa busca alinhar as preferências pessoais dos participantes, integrando suas preferências à Socioaprendizagem, incentivando a participação em processos seletivos, fornecendo feedback construtivo e promovendo apoio social. Além disso, o projeto orienta o fechamento do perfil habilidades e competências.

 

ENCONTRO PARTICIPATIVO: Consolidação do envolvimento de todos os atores envolvidos no desenvolvimento dos Programas (parceiros, colaboradores, usuários, comunidade e família). Encontros mensais de apresentação de projetos, ações e acolhimento de discussões sobre temas de interesse comum, fomentando um espaço de cidadania e de promoção da informação e direitos, funciona também como ouvidoria, fortalece laços e a transparência.

 

TRAVESSIA: Pesquisas, palestras, debates sobre os temas: Adolescência, Sexualidade e gravidez precoce, Drogas e Violência Doméstica; Saúde na Adolescência e as implicações da Superproteção, o Abandono Afetivo e Alienação Parental, tendo por objetivo final, uma apresentação ou vídeo, feito pelos adolescentes/jovens, sob supervisão dos colaboradores à família, para informar e promover a reflexão, além de fortalecer o diálogo e os vínculos familiares.

 

GUIA DA COMUNIDADE: Mural semanal com informações de interesse geral, de qualidade de vida, cursos gratuitos, oportunidades de emprego e dicas sobre o Mercado de Trabalho, divulgação feita também no canal do Facebook.

 

LEITURA INTERATIVA: Atividade permanente, implementação da leitura diária de jornais, livros e revistas, complementada pela análise de novas mídias digitais, com o objetivo de manter-se atualizado sobre acontecimentos regionais e globais. Esta prática visa não apenas o enriquecimento individual do usuário, mas também sua extensão à família, fomentando a formação de opinião, a reflexão crítica sobre o papel de cada um na sociedade e o resgate do reconhecimento como sujeito de direitos. Ao promover essa conscientização, busca-se empoderar os participantes com uma autonomia responsável, capacitando-os a superar fragilidades e enfrentar desafios de forma mais proativa e consciente.

 

RASGANDO RÓTULOS E CONSTRUINDO A IGUALDADE: Na Etapa I, por meio de dinâmicas de grupo e e/ou palestras, os adolescentes/jovens são preparados para lidar com as deficiências, desconstruindo conceitos errôneos sobre elas, aprendendo a lidar com as diferenças e respeitar a todos.

Na Etapa II, fazem visitas presenciais ou virtuais a entidades de atendimento a pessoas com deficiência podendo realizar atividades voluntárias de leitura, musicais e lúdicas.

 

 

CONSCIÊNCIA COMUNITÁRIA: Promove o resgate de valores, empatia e senso de pertencimento, apresentando ao adolescente/jovem seu importante papel na sociedade, desenvolvendo habilidades e competências para o alcance de uma autonomia responsável e o protagonismo social.

Além do envolvimento democrático na vida pública da região, em canais de participação social, Fóruns e Conselhos, aprendem a refletir e apropriarem-se dos problemas de seu bairro, aprendem a construir propostas e participam de ações de melhorias e campanhas sociais e ambientais da cidade.

 

LÍDER DO DIA: Os adolescentes/Jovens tem a oportunidade de escolher uma data para atuar como “Líder do Dia”. Nesse dia, eles são responsáveis por avaliar as atividades realizadas, sua aplicação prática e o uso das dependências da instituição. Além disso, monitoram a participação dos colegas, realizam enquetes com a turma e propõem ações ou mudanças. Essas observações são registradas em um relatório e apresentadas em uma plenária, onde as sugestões e situações-problemas são discutidas e aprovadas coletivamente, com a mediação de um colaborador.

 

 

SACUDINDO O ESTRESSE!: Sessões de alongamento e ginástica laboral, com objetivo de valorizar a qualidade de vida, proporcionar interação grupal e incentivo à atividade física.

 

DROGAS? EU RECUSO – E VOCÊ?: Oficinas de prevenção e resiliência às Drogas, pesquisa, reflexão e debates.

 

AÇÃO SAÚDE COMUNIDADE & VOLUNTARIADO: Capacitação do adolescente/jovem para atuação na comunidade do entorno, visando informar e conscientizar sobre cuidados de saúde e higiene para prevenir e lutar contra a dengue, outras arboviroses e doenças endêmicas, formando multiplicadores em seus bairros, além de promover a conscientização da importância da doação de sangue, órgãos e outras campanhas de saúde.

Regimento Interno

Diretoria Atual

Rodrigo Moreira Lima
Diretor Presidente

Vinicius Moreno Macri
Diretor Vice-Presidente

 

Mário Sérgio da Costa Simões

Primeiro Diretor Administrativo

 

José Carlos Rodrigues

Segundo Diretor Administrativo

 

Joel Silva Filho
Primeiro Diretor Financeiro

 

Marcone dos Santos

Segundo Diretor Financeiro

Alcides Pires de Almeida

Diretor de Patrimônio

 

Luiz Carlos Ribeiro
Conselho Fiscal

 

Marco Antônio Davanzo

Conselho Fiscal

 

Marcos Dias
Conselho Fiscal

 

João Bernardes Vaz

Conselho Fiscal

 

Carlos Tadeu de Castro

Conselho Fiscal